Com entusiasmo, apresentamos os documentos de fundação da Universidade Livre do Brasil. Cremos ser essencial enunciar, de maneira explícita, a fundamentação acadêmica, institucional e social que definem a criação dessa universidade livre de educação popular e cooperação solidária.

A ideia surgiu de um movimento de educadores formais e não formais que atuam em diversos campos do saber e que vêm desenvolvendo desde 2016 um conjunto de ações nos campos da educação básica, educação popular, organização comunitária, educação universitária, cooperação solidária, ciência, cultura, arte, cinema e meio ambiente. Neste ano de 2020 nos sentimos amadurecidos para institucionalizar as nossas ações com a criação da Universidade Livre do Brasil.

Um núcleo inicial dos educadores e das educadoras que organizam essa proposta já desenvolveu, com forte protagonismo, atividades como:

- Organização da Universidade de Verão de Lauro de Freitas em 2018 Educa (youtube.com/tudoeduca);

- Promoção do programa Polêmicas Contemporâneas - Univerão, junto com a UFBA, O Observatório Nacional da Diversidade na Educação - Diversifica/UFRB, Prefeitura de Lauro de Freitas, SBPC  e TVE-BA Educa (youtube.com/tudoeduca) ;

- Promoção da Comenda Prêmio Milton Santos; (issuu.com/diversificaobservatorio/docs/comenda_milton_santos_2019);

- Organização do Canal do Youtube – Tudo Educa (youtube.com/tudoeduca).

Aliado a esse núcleo, novos educadores e educadoras integram o grupo inicial que organiza a Universidade Livre do Brasil que, assim, reúne pessoas com diferentes trajetórias e experiências locais, regionais, nacionais e internacionais em áreas como educação básica, educação popular, organização comunitária, educação universitária, ciência, cultura, arte, cinema, relações internacionais, cooperação solidária, agricultura, turismo e meio ambiente. Nessa rede de histórias fomos capazes de encontrar sintonia, desenvolver de forma harmônica e profunda inúmeras atividades e chegar nessa proposta da Universidade Livre do Brasil.

Consideramos que a atual dinâmica do Brasil e do mundo demandam processos que busquem a reinvenção de espaços sociais para a cidadania. Por isso queremos, por meio da Universidade Livre do Brasil, constituir novas ágoras que contribuam para uma ambiência na qual as pessoas possam participar da sociedade cada vez mais de forma autônoma, crítica, responsável e solidária, planejando elas próprias seus percursos formativos e a associação destes com a sua inserção familiar, cultural, ambiental, social e, particularmente, com o mundo do trabalho.

Documentos

Carta de Fundação da Unilivre

Ata de Fundação

Estatuto Social da Unilivre